segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O que é Musica? Quando ela surgiu?



Musica é a arte de combinar sons
Sons é tudo aquilo que impressiona nosso aparelho auditivo
A musica é dividida em três partes
 Harmonia, Melodia e Ritimo.


Segundo a Bíblia a existência da musica veio antes mesmo dos seres humanos
Os anjos já tocavam harpas e trombetas ao redor do DEUS criador, em quanto ele repousava em seu trono.
As evidencias são varias a  Musica é citada em vários livros bíblicos (veja pequenos trechos abaixo)
 anjos foram vistos ao redor do grande trono de  DEUS (Jeová) sete tocavam as sete trombetas, ao passo que outros sete derramaram as sete tigelas da ira de Deus;
 Rev. 5:11;  7:11;  8:6;  14:6, 8;  16:1.
Também existem relatos antes da AEC (antes da era comum) na época de Moises, em que a sua irmã Mirian é citada. Segundo o livro bíblico, ela tinha hábito de tocar um instrumento com formato de um pandeiro em pequenas reuniões entre amigos.

Já observou que é difícil conhecer alguém que não goste de musica?
Popular, Clássica, religiosa, hinos, Cantada, Instrumental, tocada com um, ou mais  instrumentos ou mesmo, só um pequeno coral, ou até uma só pessoa cantando sem instrumento, ou o canto de um pássaro  seja qual for a forma os seres humanos estão sempre em busca de musica. A musica parece ser um alimento para o cérebro.

A musica é realmente magica, tem poder diretamente sobre a mente Humana a depender do estilo ouvido pode entristecer, alegrar, exaltar, relaxar, acalmar, enfurecer, amedrontar, fazer sorrir, chorar, fragilizar, deixar mais romântico, fazer dormir entre outros.

Os animais também usam a musica constantemente, alguns com menos frequência outros com mais, como é o caso dos pássaros.  Cada espece tem seu próprio repertorio que varia entre uma ou mais trilhas sonoras. Curtas ou longas são formadas de tons e escalas assim como a musica dos Humanos.

Na aprendizagem ela é infinita, ninguém consegue aprender  explorar ou tocar um instrumento  no seu máximo potencial. Sempre existe algo para aprender.

Além de poder ser tocada e ouvida a musica também pode ser escrita e lida, em um  formato complexo com símbolos que representam notas e valores musicais, sobre posto entre linhas
Esta linguagem é Universal e usada por todos os povos.


A Musica é estudada por a ciência, musicólogos, músicos, professores todos em busca de desvendar um dos maiores mistérios da Humanidade.
 A História da Música é estudo das origens e evolução da própria música ao longo do tempo.
 Como disciplina histórica insere-se na história da arte  no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores, porém também é frequentemente realizado pelos musicólogos.
Em 1957 Maruís Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita europeia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não europeia e finalmente da música pré-histórica."
Há, portanto, tantas histórias da música quanto há culturas e espaços no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, história do samba, e assim sucessivamente.
  Esta matéria é uma pequena síntese sobre a musica, Já que sua historia é um mistério infinito.                                                                                          
                                                                                                                                         
(OBS : Imagens de Anjos e Mulher são inlustrativas)

Texto     Gilvan Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário