quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Festival italiano de cinema voltado aos jovens chega ao Brasil em janeiro


Pela primeira vez no Brasil, o Giffoni Film Festival chega a São Paulo, em janeiro, com o tema “Amor”. O evento, criado em 1971 pelo italiano Claudio Gubitosi, tem por objetivo levar os jovens às salas de cinema. Tradição na Europa, já recebeu pessoas de 54 países nas 42 edições que ocorreram na Itália Estados Unidos, Austrália e Polônia. O nome do festival, inclusive, está relacionado ao nome da cidade que o sediou pela primeira vez, Giffoni Valle Piana, no Sul da Itália. A expansão do festival para adaptá-lo às localidades por onde passa começou em 2000, quando foi criada a rede Giffoni World Alliance.
 
O festival também convida o público jovem a ser jurado da mostra e o incentiva a desenvolver a crítica de cinema, além de trocar informações com cinéfilos, atores e diretores de diversas partes do mundo. Durante o festival, organizado no Brasil pela Fundação Memorial da América Latina, o público poderá assistir sessões abertas, fechadas, pré-estreias, palestras e debates. O Giffoni Film Festival começa dia 28 de janeiro e vai até 1º de fevereiro, sempre encerrando com shows, espetáculos e oficinas no final das tardes.

Serão selecionados 400 jurados de diversos países, e os brasileiros que quiserem participar do grupo deverão se inscrever em escolas parceiras espalhadas pelo país e pelo site do festival. O comitê organizador selecionará 15 filmes nacionais e internacionais que serão avaliados e premiados segundo escolha do juri mirim subdividido em duas faixas etárias: de 12 a 14 e 15 a 17 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário