segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 "Argo", de Ben Affleck, conquista o Oscar de melhor filme; veja lista completa


Anunciado pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, "Argo" venceu o Oscar de melhor filme --apesar de o diretor, Ben Affleck, ter sido esnobado pela Academia na categoria de direção. O filme tornou-se favorito ao Oscar ao conquistar os principais prêmios dos sindicatos americanos e o Globo de Ouro.
 Affleck fez um discurso emocionado de agradecimento: "Não importa que você vá a nocaute, o importante é se levantar", disse ele.
Embora tenha vencido seu primeiro Oscar em 1997, no início de sua carreira, pelo roteiro original de "Gênio Indomável" (escrito em parceria com seu amigo de longa data, Matt Damon), o trabalho de Affleck passou por um certo descrédito após anos frequentando revistas de fofoca, resultado de seu namoro com a cantora Jennifer Lopez.
Apresentada por Jack Nicholson, Michelle Obama disse que os filmes indicados ao prêmio deste ano "elevam espíritos, expandem nossas mentes e nos transportam para lugares que jamais imaginamos."
 "São nove filmes que nos levaram de volta no tempo e ao redor do mundo. Nos fizeram rir, nos fizeram chorar e nos fizeram agarrar com firmeza nossa poltrona."

 O filme de Ben Affleck levou, além do prêmio principal, os Oscars de melhor montagem e melhor roteiro adaptado. Em números, o filme ficou atrás de "As Aventuras de Pi", que totalizou quatro prêmios (direção, efeitos visuais, fotografia e trilha sonora).

 "Argo", que tem George Clooney como produtor, causou polêmica por retratar uma crise diplomática entre Irã e Estados Unidos em 1979, quando militantes da Revolução Iraniana sequestram um grupo de norte-americanos. Seis deles conseguem escapar e encontrar refúgio.

 Sabendo que é apenas uma questão de tempo eles serem encontrados e mortos, um especialista da CIA sugere, então, um plano para retirá-los do país.
O Oscar deste ano terminou sem nenhum vencedor absoluto e com poucos momentos de brilho. Os destaques acabaram ficando com os tropeços: Kristen Stewart, a Bella de "Crepúsculo", apresentou um prêmio mancando, enquanto Jennifer Lawrence pisou no próprio vestido, um Dior, e foi ao chão quando subia as escadas para receber o prêmio de melhor atriz por "O Lado Bom da Vida".

 Daniel Day-Lewis, que viveu o presidente abolicionista Abraham Lincoln no filme "Lincoln", de Steven Spielberg, levou o prêmio de melhor ator.

 Spielberg, por sua vez, não conseguiu confirmar seu favoritismo e perdeu para Ang Lee na categoria de direção. Com "As Aventuras de Pi", o taiwanês levou seu segundo Oscar para casa (o primeiro veio em 2005, com "O Segredo de Brokeback Mountain").

 Anne Hathaway, por "Os Miseráveis", e Christoph Waltz, por "Django Livre", ficaram com os prêmios de coadjuvantes.

 *

VEJA A LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES

Filme
 "Argo"

Diretor
 Ang Lee ("As Aventuras de Pi")

Ator
 Daniel Day-Lewis ("Lincoln")

Atriz
 Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida")

Ator coadjuvante
 Christoph Waltz ("Django Livre")

Atriz coadjuvante
 Anne Hathaway ("Os Miseráveis")

Roteiro original
 Quentin Tarantino ("Django Livre")

Roteiro adaptado
 Chris Terrio ("Argo")

Filme estrangeiro
 "Amor" (Áustria/França)

Montagem
 William Goldenberg ("Argo")

Direção de fotografia
 Claudio Miranda ("As Aventuras de Pi")

Animação
 "Valente"

Direção de arte
 "Lincoln"

Mixagem de som
 "Os Miseráveis"

Edição de som
 "007 - Operação Skyfall" e "A Hora Mais Escura"

Figurino
 "Anna Karenina"

Trilha sonora
 Mychael Danna ("As Aventuras de Pi")

Canção
 "Skyfall", Adele ("007 - Operação Skyfall")

Documentário - longa
 "Searching for Sugar Man"

Documentário - curta
 "Inocente"

Efeitos visuais
 "As Aventuras de Pi"

Maquiagem
 "Os Miseráveis"

Curta de animação
 "Paperman"

Curta live-action
 "Curfew"


Nenhum comentário:

Postar um comentário