quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Preparativos para a festa do Oscar estão a todo vapor


Los Angeles - Os preparativos para a festa da entrega do prêmio mais cobiçado do cinema seguem a todo vapor. Este ano uma novidade na cerimônia: a 85ª edição de entrega das estatuetas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood passou a se chamar ‘The Oscars’ (Os Oscars).

Todos os anos a lista dos seletos candidatos aos Oscar deixa obrigatoriamente alguns artistas de fora. Mas em 2013, os nomes deixados de lado pela Academia são um capítulo à parte. Entre os ausentes estão figuras como Ben Affleck, Kathryn Bigelow e Javier Bardem.
Bigelow fez história em 2010 ao tornar-se a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor diretor pelo filme "Guerra ao Terror", sobre a guerra no Iraque. Neste ano, a ausência dela entre os indicados surpreendeu quando "A Hora Mais Escura" foi indicado em cinco categorias, mas não pela sua direção.
O filme gerou grande polêmica ao dar a entender que a tortura teve papel fundamental na captura de Osama Bin Laden, o que pode ter afetado suas chances de Oscar.
Ben Affleck também não foi indicado a melhor diretor, apesar de "Argo" disputar em sete categorias. Esta ausência tem sido encarada como uma grande esnobada da Academia, já que o filme de Affleck levou quase todos os troféus de melhor filme e direção da temporada pré-Oscar.Além disso, a vitória de "Argo" em outros prêmios aumenta ainda mais o caráter imprevisível da 85ª edição do Oscar: é muito raro que o melhor diretor não leve também a estatueta de melhor filme, uma tradição que será quebrada se o thriller de Affleck ganhar o prêmio máximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário